BLOG DA ALÉM

SÓCIO-DIRETOR DA ALÉM DAS PALAVRAS APRESENTA A AULA DE CULTURA DE INTEGRIDADE PARA TURMA DE MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA, RISCO E COMPLIANCE DA PUC-CAMPINAS

Por Além das Palavras 4/28/2020 7:08:13 AM

No último dia 24 de abril, o sócio-diretor da Além das Palavras, Fábio Risério ministrou a aula de Cultura de Integridade para a turma de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Governança Corporativa, Risco e Compliance da PUC-Campinas.

A aula feita no formato remoto, devido à necessidade de distanciamento social para combater a pandemia do Covid-19, participação do Prof. Victor Valente com contribuições relevantes para o alinhamento do tema ministrado com o programa do curso.

Segundo Fábio a proposta da aula de Cultura de Integridade é apresentar para os alunos que está cultura é formada pela ética normativa, por meio de códigos de conduta, procedimentos e normas, mas também é formada pela chamada ética comportamental que diz respeito a forma como as pessoas tomam decisões em situações complexas eticamente e quais possíveis fatores podem interferir nessas ações.

O início da aula é apresentado a evolução histórica do significado da palavra ética desde a sua criação, com Aristóteles, 350 A.C até a definição, mas contemporânea de Hans Jonas, importante demonstrar para os alunos como a ética evoluiu e irá evoluir conforme a sociedade evolui.

Depois desta breve passagem histórica, é tratado como a cultura da integridade está presente nos contextos das organizações e quais pressões ela sofre no ambiente pessoal, organizacional e institucional e a seguir como a cultura de integridade está relacionada com os programas de conformidade, neste sentido a pergunta norteadora neste ponto é:

Até quanto o programa de compliance está contribuindo para a consolidação da cultura de integridade da minha organização?

Refletindo sobre está pergunta norteadora para a implementação de uma cultura de integridade, na última parte da aula é apresentado alguns caminhos que podem contribuir para a consolidação desta cultura nas organizações, onde a ética e integridade esteja presente em todos os processos que implicam decisões sobre os funcionários e que enviam mensagens de comportamento esperado: quem é contratado, quem é demitido, como é composto o modelo de participação dos lucros e distribuição de bônus, quais critérios e avaliação de desempenho, entre outros.