BLOG DA ALÉM

PELO MENOS 5 SITUAÇÕES QUE CONTRATAR A ALÉM DAS PALAVRAS PODE NÃO SER A MELHOR ESCOLHA!!!

Por Além das Palavras 6/17/2019 12:29:58 PM

Está afirmação pode parecer estranha, principalmente sendo feita num post do blog da Além das Palavras. Mas, acreditem. Precisamos tratar deste assunto.

Você deve está se perguntando por quê?

Porque a economia do nosso país está vivendo um momento muito difícil e já algum tempo. E consequentemente os nossos mercados e as nossas organizações também. E estes momentos nos exigem sermos muito assertivos e cuidadosos com os recursos das nossas organizações.  

Não dá para errar.

Não dá para “jogar dinheiro pela janela”.

Em contrapartida, somos bombardeados todos os dias com promessas de consultorias milagrosas que irão salvar os nossos negócios ou mesmo vão resolver através de um ato de mágica todos os problemas das nossas organizações.

Difícil acreditar. Mas, muitas vezes somos seduzidos pelo “canto das sereias” das soluções mágicas vendidas por algumas consultorias.

Com expressões bonitas, sofisticadas, na maioria das vezes com algumas palavras em inglês e com jargões do mundo corporativo, como estratégias disruptivas, negócios de alto impacto, entre outras, parecemos marinheiros seduzidos por belas sereias levando barcos direto para os rochedos.

Colocado este cenário e com a legitimidade de sermos uma consultoria, nós, da Além das Palavras queremos ter ajudar a ter certeza se a sua organização precisa mesmo contratar a Além das Palavras.

Neste sentido, iremos mencionar pelos 5 situações em que acreditamos que a contratação da Além das Palavras não é a melhor escolha para a sua organização. Bem, existem bem mais do que 5 situações para não nos contratar. Na verdade, existem situações tanto para nos contratar quanto para não nos contratar. E esta é uma decisão de total responsabilidade de cada organização e o que queremos aqui é contribuir para que esta decisão seja a mais acertada tanto para a sua organização como para a Além das Palavras.

A seguir descreveremos 5 situações que contratar a Além das Palavras pode não ser a melhor escolha para a sua organização:

1ª situação: a sua organização não ter o mínimo conhecimento de si mesma, do seu problema e da forma de trabalhar da Além das Palavras.

Quando não há conhecimento mínimo da atual situação da organização, do seu problema e da nossa forma de trabalhar, não recomendamos a nossa contratação. Para que a organização consiga nos contratar, ela precisa ter um mínimo de conhecimento sobre o tema ou problema que ela precisa resolver e como será a nossa abordagem e as implicações que ele trará para a organização. Afinal, atuamos com cultura, com pessoas e isso não é qualquer coisa. Não estamos falando de um conhecimento aprofundado, mas sim, um mínimo necessário para conseguirmos juntos, organização e Além das Palavras, ter pelo menos uma noção do desafio que iremos lidar e quais as soluções que devemos empregar para enfrenta-lo. Sabe aquela situação em que você entra no consultório e o médico lhe pergunta o que você está sentido e você não sabe responder? Bem, é parecido com isso.

 2ª situação: O problema a ser resolvido na organização, poderia ser feito (muito melhor) com os seus próprios colaboradores.

Antes de sair contratando a Além das Palavras, veja com atenção se a sua organização não dispõem de profissionais competentes para lidar internamente com o problema da sua organização. Qual é a lógica de simplesmente contratar uma consultoria, por exemplo, se a sua organização possuir em seu quadro de colaboradores pessoas com a mesma qualificação ou até mesmo superiores dos consultores e ainda com o bônus de conhecer a organização do lado de dentro, de conhecer a sua cultura e possivelmente os caminhos das pedras? Sem precisar alocar recursos extras para isto. Já pensou nisso?

3ª situação: A organização não tem a mínima estrutura para receber a Além das Palavras.

É preciso fazer uma autoanálise se a organização tem condições mínimas de receber uma consultoria, como a Além das Palavras. Os consultores terão um colaborador para recebê-los e fornecer todas as informações necessárias para o nosso trabalho? A organização conseguirá dispor de estruturas mínimas? Pode parecer exagero, mas muitas vezes, a organização não consegue nem reservar uma sala para que os consultores consigam ter reuniões de trabalho. Sem cadeira e mesa ou mesmo tempo hábil, não dá para esperar milagres da Além das Palavras!

 4ª situação: Não ter o respaldo da alta direção quanto ao trabalho da consultoria da Além das Palavras

O trabalho da Além das Palavras terá a priorização necessária da alta direção para atender aos anseios, expectativas e necessidades da organização? Para que os consultores consigam fazer bem o seu trabalho estes precisam ter a atenção da alta liderança, sem isso, os consultores terão dificuldade em conseguir falar com os demais colaboradores, ter acesso às informações e documentos necessários para fazer o seu trabalho. Enfim se a alta direção que contratou a Além das Palavras não lhe dá atenção, imagine o restante dos colaboradores da organização? Muitas vezes, o maior desafio dos consultores não é resolver um problema da organização, mas sim conseguir uma agenda de 30 minutos com o diretor que os contratou.

5ª situação: Não ter condições de dar os passos seguintes (e necessários) após o trabalho da consultoria da Além das Palavras

O escopo do trabalho de uma consultoria, como a Além das Palavras, precisa ser muito bem delimitado, nas atividades, no prazo e nos resultados esperados. E muitas vezes o resultado deste trabalho é um plano de atividades de médio e longo prazo que precisam ser executados pelos colaboradores da organização. Afinal, a Além das Palavras não ficará a vida inteira na organização! E quando a organização não está preparada para dá o passo seguinte ou não consegue dá este passo, o resultado do nosso trabalho acaba no exato momento que nós encerramos as nossas atividades na organização. E com o tempo tudo aquilo que foi desenvolvido pelo nosso trabalho ou que foi aprendido com ele fica obsoleto e assim como os recursos financeiros, materiais e humanos utilizados para a sua conclusão.

Em resumo: antes de você contratar a Além das Palavras, pergunte qual o papel que nós teremos na solução do problema da sua organização; se há estrutura disponível para nos contratar; alinhe as expectativas, interesses e comprometimento com a alta direção e as equipes internas que participarão da consultoria.

Pode parecer recomendações obvias, mas saiba que acontece com muita frequência organizações que nos procuram sem nem imaginar o motivo de fazê-lo.

Nunca contrate uma consultoria (seja a Além das Palavras ou qualquer outra) sem antes entender o que ela faz e como ela faz, o que você espera do trabalho dela e qual a dimensão e o esforço do trabalho requerido da sua parte.

Sim!  É possível que a Além das Palavras traga ótimos resultados para a sua organização, mas em alguns casos, é possível que o investimento na melhoria dos seus processos internos da sua organização seja mais benéfico do que a nossa contratação.

Acredite em nós.

Isto não é papo de consultoria.